quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

HISTORIAL DO G.D.R. "OS RELVENSES"

O Grupo Desportivo e Recreativo “Os Relvenses”, sedeado na localidade de Relvas Verdes (freguesia e concelho de Santiago do Cacém), foi fundado em 31 de Maio de 1986 através de escritura, no Cartório Notarial de Santiago do Cacém. José Rito, Luís Cavalinhos, José Bernardino, António Cruz, Joaquim Carpinteiro, António Sobral, Sérgio Catarino, Alberto Relvas, Isaias Brissos e Sidónio Cavalinhos foram os dez sócios fundadores desta associação sem fins lucrativos, com o número de pessoa colectiva 501723331. Os órgãos sociais, eleitos de dois em dois anos, são compostos por quinze elementos, distribuídos pela Direcção (nove elementos), Conselho Fiscal (três elementos) e Assembleia Geral (três elementos). A direcção actual foi eleita em Fevereiro de 2009 e cessa funções no mesmo mês de 2011. Presentemente o clube tem 312 sócios e rege-se por um regulamento interno que fundamenta a actividade da associação.


As componentes desportiva e recreativa misturam-se naquilo que são as iniciativas promovidas pelo Grupo Desportivo e Recreativo “Os Relvenses”, ou seja, ao longo do ano a associação organiza passeios de BTT, passeios pedestres, torneios de sueca, torneios de chinquilho, bailes, convívios diversos, torneios de tiro ao alvo, excursões, entre outras actividades. Além disto, é prática do Grupo a participação em torneios de futebol e em actividades de BTT realizadas por outras entidades. Anualmente, desde 1994, o Grupo Desportivo e Recreativo “Os Relvenses” organiza as Festas Tradicionais de Relvas Verdes que incluem actividades desportivas (torneios diversos, futebol, etc.) e recreativas (bailes, quermesse, jogos tradicionais, etc.). Inicialmente as Festas Tradicionais, que decorrem em recinto aberto, realizavam-se no primeiro fim-de-semana de Julho, no entanto, desde 2008 que foram alteradas para o segundo fim-de-semana de Julho, de forma a não coincidirem com outras festas realizadas no concelho de Santiago do Cacém.

Na década de 90 (até à época 2002/2003) o Grupo Desportivo e Recreativo “Os Relvenses” participou no Campeonato Distrital do INATEL, tendo sido campeão de Série e Distrital (distrito de Setúbal) nas épocas 95/96 e 99/00. Em termos de futebol juvenil e infantil o Grupo participou também em campeonatos regionais e teve uma equipa de veteranos, que esporadicamente ainda realiza alguns jogos. Actualmente a actividade futebolística resume-se à participação pontual em torneios de Futsal, não estando completamente de lado a possibilidade de voltar a participar numa competição regular. A nível desportivo a secção mais representativa da associação é a de BTT, existindo cerca de 10 atletas a praticar a modalidade e a participar frequentemente em passeios e provas na zona sul do país (principalmente no Alentejo).

Ainda a nível desportivo o Grupo também já promoveu aulas de ginástica para associados e habitantes da localidade de Relvas Verdes (na época 97/98) e participou em provas de orientação (BTT e pedestres).

Do património do Grupo Desportivo e Recreativo “Os Relvenses” fazem parte uma carrinha de nove lugares (marca Bedford) e um terreno com 4255m2 inserido no loteamento de Relvas Verdes, no qual está edificado um recinto polidesportivo descoberto.

Apesar de serem património da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o Grupo tem a seu cargo o Campo Municipal de Futebol de Relvas Verdes (com balneários de apoio) e um Salão de Festas com cerca de 400m2 de área útil, construído pela extinta Associação de Moradores de Relvas Verdes, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Santiago do Cacém.

Anualmente o clube conta com subsídios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Junta de Freguesia de Santiago do Cacém, com patrocínios das empresas da zona e com o valor proveniente das quotas pagas pelos associados e dos lucros de algumas actividades desenvolvidas.

3 comentários:

  1. Bem, aqui deixo o meu comentário para demonstrar que o esforço desenvolvido pelo GDR e pelas pessoas que lhe dão forma não cai em saco roto.
    FORÇA GDR!

    ResponderEliminar
  2. Parabêns pelas iniciativas realizadas.

    Tenho pena de não poder participar mais vezes.

    Boas Festas

    ResponderEliminar
  3. Devo corrigir que as festas anuais tiveram início muito antes da data mencionada e referir que na década de 90 do século passado havia um atleta que representou o Clube durante vários anos na modalidade de atletismo, tendo participado em várias meias maratonas e inclusívé na maratona de Lisboa em 1998.

    ResponderEliminar